.

sábado, 4 de março de 2017

Morte de macaco por febre amarela é confirmada em Araxá

Araxá, Uberlândia e Cascalho Rico , no Alto Paranaíba, tiveram os primeiros casos de morte de macaco por febre amarela confirmados. O resultado positivo de exames feitos em amostra dos animais foi divulgado no boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta sexta-feira (3). Por causa disso, as medidas de combate à doença foram reforçadas.

Os municípios de Uberaba, Ibiá e Sacramento também já tiveram morte de primatas por febre amarela.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de  Araxá, a Secretária Municipal de Saúde informou que o macaco diagnosticado com a doença foi encontrado morto no dia 14 de fevereiro na região da Gameleira, na zona rural da cidade.
O exame foi realizado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro através do Ministério da Saúde. A vacinação contra a febre amarela continua sendo oferecida normalmente nas unidades de saúde e será intensificada na zona rural. Em nota, a Prefeitura disse ainda que não há nenhum caso suspeito da doença em humanos no município.
Mortes de macacos em investigação
Ainda conforme o boletim divulgado pela secretaria, Tupaciguara, Frutal e Planura que antes estavam em uma lista com "rumor de morte de primata sob monitoramento", agora estão em "epizootias em investigação".
Cidades  com rumores de epizootias
As cidades que continuam na lista de rumores de epizootias - morte de macacos - na região são: Araguari, Estrela do Sul, Prata, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Coromandel, Romaria, Água Comprida, Carneirinho, Conquista, Itapagipe, Limeira do Oeste, Perdizes, Pratinha, São Francisco de Sales e Tapira.
A SRS em Uberlândia ressaltou que as cidades entram na listagem de investigação a partir do momento em que se consegue material físico para o laboratório realizar a análise e identificar as causas da morte. Ainda conforme a SRS, foram disponibilizadas doses extras da vacina para cobrir a zona rural de todas as cidades listadas acima.
Fonte: G1/Foto: tv Mirante

Nenhum comentário: