.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Administração municipal intensifica ações de combate ao mosquito da dengue

Além do trabalho de combate ao Aedes Aegypti, a Prefeitura realizou na primeira semana do mês o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo mosquito Aedes Aegypti de 2019 - LIRAa. O resultado encontrado foi de 1,3%, o que representa situação de alerta.


A coordenadora de vigilância em Saúde, Telma Di Mambro, afirma que esse levantamento é muito importante porque permite a identificação dos criadouros predominantes e a situação de infestação do município. Segundo ela, índices de até 0,9% indicam condições satisfatórias, entre 1% e 3,9% situação de alerta e índices superiores a 4% risco de surto. “O último LIRAa de 2018 foi realizado em outubro e o índice estava em 0,7%. Porém, em janeiro do ano passado o resultado foi de 1,6%”, explica Telma.

Foram visitados 2.476 imóveis e encontrados 34 imóveis com focos do mosquito transmissor da dengue. Os locais onde mais se encontram focos do Aedes Aegypti continua sendo vasos de planta, baldes, tambores, bebedouros de animais e recipientes de plástico. Os imóveis positivos estão localizados em bairros de todas as regiões da cidade, sendo que em maior número encontrados nos bairros Estância, São Geraldo, Mangueira II, Bom Jesus e também no Centro.

Em 2018, foram registrados 83 casos positivos em 702 notificações. Já nos primeiros 12 dias de 2019 foram 20 notificações e um caso positivo.

Telma afirma que o aumento do índice se justifica em função do período de chuvas nos últimos meses. “A Prefeitura vai intensificar as ações de orientação e educação em saúde visando conscientizar a população sobre a importância de se combater os focos do Aedes Aegypti. Também os caminhões de bota-fora continuam recolhendo os entulhos nos bairros da cidade, enquanto os agentes de controle de endemias visitam os domicílios de todas as regiões do município. Os agentes comunitários de saúde estarão reforçando as ações de orientação e informação à comunidade”, conclui Telma.

Nenhum comentário: