Um dos participantes da folia araxaense em 2019, Associação Carnavalesca de Araxá (ACA) contará com até oito blocos e organizará novas atrações. O Evento terá o apoio da Prefeitura de Araxá e da iniciativa privada.
Em tempo;Terá a participação no Carnaval de 2019 de forma independente. O projeto da Associação Carnavalesca de Araxá contempla oito blocos, sendo que sete deles não participaram do carnaval de 2018
Em tempo;Terá a participação no Carnaval de 2019 de forma independente. O projeto da Associação Carnavalesca de Araxá contempla oito blocos, sendo que sete deles não participaram do carnaval de 2018
Sucesso em 2018 com os blocos “Filhos de Beja”, “Subaco do Cristo” e “Unidos pelo Samba”, o Carnaval de Rua araxaense crescerá consideravelmente neste ano. Um dos participantes da folia araxaense em 2019, a Associação Carnavalesca de Araxá (ACA) contará com até oito blocos desfilando pelas ruas da cidade durante os cinco dias de festa e organizará novas atrações para os foliões. O objetivo é promover um carnaval voltado para a família araxaense, acessível para todas as idades e que contribua para a geração de receita no comércio, bares, restaurantes e hotelaria. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Araxá e da iniciativa privada.
Tradicionalmente uma festa popular, o Carnaval de Araxá sempre foi reflexo das manifestações culturais, da diversidade e da interação social presente no município. Desde os famosos bailes de carnaval no Grande Hotel do Barreiro, dos desfiles das escolas de samba, até o pioneirismo dos blocos “Filhos de Beja”, idealizado pela produtora cultural Roberta Santos, “Subaco do Cristo”, organizado pelo Alessandro Ribeiro (Bolão da Jovem Ganso) e “Unidos pelo Samba”, promovido por integrantes da ACA, a festa atraiu um público de toda a região e, principalmente, araxaenses que visitaram familiares durante o período da folia.
O presidente da ACA, Antônio Carlos, explica que o projeto da associação é oportunizar a formação de novos blocos e fazer da festa um atrativo turístico do município. “No último ano percebemos o quanto as pessoas têm aderido ao carnaval de blocos e o potencial turístico do evento. E, pela nossa história em prol do carnaval de Araxá, não poderíamos deixar de participar e contribuir com a nossa experiência ao longo dos anos para esse novo momento do carnaval de Araxá. Queremos uma folia acessível para todas as idades, para a família araxaense, para turistas da nossa cidade. Um projeto organizado que vai atrair um público de toda a região, com segurança para foliões e comunidade em geral.”
De acordo com ele, os últimos detalhes do carnaval estão sendo fechados e reserva grandes surpresas. “Com certeza, teremos um carnaval de blocos de rua com qualidade, organizado, para todas as idades e todos os públicos, como de fato é a origem do desfile de blocos de carnaval. O prefeito Aracely e a secretária de Governo, Lucimary Ávila, sempre foram incentivadores dessa festa popular e, mais uma vez, a administração municipal será parceiro do carnaval araxaense. Agora, estamos buscando o apoio da iniciativa privada para oferecer, além dos desfiles dos blocos, uma programação com shows, inclusive, com apresentações voltadas ao público infantil. O planejamento é que grande parte das ações do nosso projeto aconteça durante o dia. Até mesmo os shows programados serão iniciados no inicio da noite para não incomodar aquelas pessoas que preferem passar o carnaval de forma mais tranquila”, ressalta o presidente.
Segundo Antônio Carlos, a expectativa é que o carnaval de Araxá seja um atrativo para foliões de toda a região. “Diversas cidades não terão condições de promover o carnaval devido às questões financeiras enfrentadas pelos municípios e, certamente, esses foliões vão buscar locais mais próximos para se divertirem. Em Araxá, o carnaval só será possível devido a um somatório de esforços. A iniciativa popular, a união das pessoas, o apoio da administração municipal e da iniciativa privada e, principalmente, de pessoas que são apaixonadas por essa grande brincadeira popular e que se dedicam em promover e incentivar a festa.”
Desfile das Escolas de Samba
Segundo o presidente da ACA, foi justamente o momento econômico do país, principalmente de Minas Gerais, que inviabilizou o desfile das escolas de samba em 2019.
“Sabemos que o município vem reduzindo despesas diante a falta de repasses do governo estadual. E desde o ano passado temos trabalhado para buscar, via projetos de incentivos, os recursos necessários para as escolas. A Prefeitura de Araxá já tinha sinalizado um apoio com estrutura e logística para o desfile das escolas. Mas, infelizmente, o momento de mudança que o país vive e a falta de recursos impossibilitou que nós conseguíssemos essa verba para as agremiações. Acreditamos que o desfile das escolas de samba e o carnaval de blocos são projetos diferentes, que se completam, cada um com sua importância. E, para 2020, vamos buscar os recursos necessários para a implantação desses dois projetos”, destaca Antônio Carlos.
Atenciosamente,
Antônio Carlos
034-98885-4025
Nenhum comentário:
Postar um comentário