A apresentadora e escritora Francine Felizardo, de São Paulo, irá escrever uma biografia sobre o modelo Celso Santebañes, conhecido como ‘Ken Humano’. De acordo com ela, a ideia do projeto surgiu após a morte de Santebañes, no início do mês. Felizardo diz que estará em Araxá, cidade onde o modelo nasceu, para fazer uma pesquisa sobre a vida de Celso.
Segundo Francine, além da biografia, ela irá pesquisar a obsessão que o modelo tinha de se olhar no espelho. Felizardo disse que pode ser um distúrbio que ela batizou como Síndrome de Santebañes. O nome da biografia ainda não foi definido. A expectativa, de acordo com ela, é que o livro seja lançado em janeiro.
A escritora contou que acompanhou a carreira de Celso e afirma que ele foi uma figura diferente, que conseguiu superar dificuldades e alcançar o que almejava: a fama. “A história dele tem de ser contada. Ele é um exemplo de superação. Ele é um rapaz que sofria bullying na escola porque era gordinho, chegou a tomar soda cáustica para emagrecer. Aos 14 anos, saiu de Araxá para ir para São Paulo e tentar a vida sozinho, em uma cidade que é preciso coragem e força pra sobreviver. Aos 21 anos ele conseguiu chegar à notoriedade e faleceu no auge da fama”.
Além de tê-lo atingido na melhor época da carreira, a doença do modelo também interrompeu parte do sonho, segundo a escritora. “Ele estava com as passagens compradas para o exterior, para o lançamento do boneco Celso, o boneco dele, onde ele iria concretizar os sonhos e recebeu a notícia de que tinha leucemia. Ele foi obrigado a parar. Neste meio período, de cerca de um ano, ele conseguiu realizar todos os sonhos. É um história fascinante, de superação. Ele foi o homem mais bonito do Brasil e conseguiu não somente se tornar o Ken, como também conseguiu que vários outros rapazes também quisessem ser o Ken. Um rapaz sonhador, que se tornou uma lenda após a morte”.
Em conversa com o avô de Celso, José Pereira, a escritora descobriu que Celso não teve o apoio de toda família para tentar a carreira em São Paulo. “Tem muito mistério, vou tentar desvendar questões como o que ele fazia, onde ele trabalhava, como ele conseguiu dinheiro, fez plástica ou não fez, são tantas questões a serem levantadas”.
De acordo com Francine, na biografia ela vai ressaltar a fascinação do modelo pela imagem. Segundo o avô, quando Celso não estava em frente a uma câmera, passava o tempo todo se olhando no espelho. "Até mesmo nos piores momentos da doença, ele preservava a preocupação com a aparência. Vou abordar esse tema até mesmo para fonte de pesquisa.
Francine Felizardo disse que estará em Araxá entre os dias três e 13 de julho para pesquisa. Segundo a escritora além da conversa com família, irá visitar o túmulo dele, conhecer a primeira namorada e o primeiro emprego.
A escritora disse que quer lançar a biografia de Celso em janeiro. Ela também é escritora de outros quatro livros, dentre eles ‘Como Mudar o Mundo Mudando a Si Próprio’ e ‘Além do Online e da Origem’.a. Com a família dele quero entender como e quando ele se tornou assim”.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário