A Prefeitura de Araxá anunciou que vai construir um novo canil. A situação da infraestrutura do Canil Municipal foi discutida durante reunião nesta segunda-feira (22) entre representantes da Câmara de Vereadores e da Secretaria de Saúde.
Entre os problemas no local estão a falta de espaço adequado, baia para separar animais doentes e ausência de sala para pequenas cirurgias e castração.
O anuncio foi feito pela vice-prefeita, Lídia Jordão, durante o encontro. Ela disse que a nova estrutura será construída próxima ao atual canil, no setor norte da cidade. "É um espaço projetado com muito cuidado no sentido de atender cães e gatos. Vamos viabilizar um centro cirúrgico para castração no próprio local e, se necessário, o projeto do cemitério de animais que poderá ser anexo ao local onde vamos criar o canil".
Durante o encontro também foi anunciado pela coordenadora da Vigilância Ambiental, Flávia Rios, um programa de castração de cães que vai envolver as clínicas da cidade. Ela completou dizendo que a castração, a princípio, vai começar a ser feita pelo canil, depois serão atendidos os abrigos e as ONGs. "A nossa meta é em seis meses castrar mil animais. Vamos abrir a licitação e as clínicas que quiserem participar vão se credenciar. Após a aprovação, vamos mandar estes animais para as clínicas e serão feitas as castrações".
Atualmente o canil de Araxá está com 80 cães. De acordo o vereador Mauro da Silveira Chaves, que faz parte de uma comissão especial formada para cobrar soluções, falta estrutura para receber os animais e o espaço não é adequado para quem trabalha. Ainda segundo o vereador, a construção do novo canil representa um avanço.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário