As lojas do comércio de Araxá, inclusive do Shopping Boulevard Garden, estão impedidas de funcionar nos feriados. A situação preocupa muito os comerciantes que já neste sábado, 8, véspera do Dia dos Pais terão que fechar as portas em função do feriado municipal em comemoração a São Domingos, padroeiro de Araxá.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Araxá e Tapira não aceitou a proposta do Sindicomércio Araxá, sindicato patronal, no sentido de liberar o funcionamento do comércio na cidade durante os feriados. O presidente do Sindicomércio, Emilio Neumann, reuniu lideranças empresarias de Araxá para tentar uma alternativa. Participaram do encontro o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araxá, Marcio Farid, a gerente geral do Shopping Boulevard Garden, Marisa Ferreira e o presidente da CDL, Itamar Machado.
Emilio Neumann explica que as regras para a abertura do comércio aos fins de semana já estão determinadas por lei e que agora a discussão é em torno dos doze feriados anuais existentes entre municipais, estaduais e federais. “Um acordo anterior definiu que os supermercados de Araxá podem abrir em oito feriados e é exatamente a extensão deste acordo que gostaríamos que acontecessem em relação também ao comércio lojista”, afirma Neumann. Os quatro feriados em que os supermercados não abrem são 1º de janeiro, sexta-feira da Paixão, Dia do Trabalhador e Natal.
A proposta do Shopping Boulevard Garden é abrir as suas lojas de 14h às 20h nos dias de feriado. “As exigências feitas pelo Sindicado dos Comerciários para se fazer um acordo inviabiliza as negociações. Para se ter uma ideia estão exigindo que todas as lojas do shopping tenham refeitórios o que é impossível, além do fornecimento de ticket alimentação para os funcionários que irão trabalhar apenas 6 horas nos feriados”, diz o presidente do Sindicomércio.
O Sindicomércio acredita que o fechamento das lojas em datas como neste sábado, 8, véspera do Dia dos Pais, vai proporcionar muitos prejuízos. “Infelizmente o sindicato laboral quer que Araxá pare nos feriados. O Brasil esta vivendo uma grave crise financeira e atitudes como esta podem representar prejuízos para os empresários e consequentemente demissões e desemprego em Araxá”, lamenta Neumann.
Marcio Farid diz que é muito importante para o shopping e para a cidade como um todo a possibilidade das lojas abrirem também nos feriados de acordo com o interesse de cada lojista. “Neste cenário econômico que o país esta vivendo não se justifica o fechamento do comércio em uma data tão importante como a véspera do Dia dos Pais e em outros feriados. Somos uma cidade turística e é nos feriados que recebemos visitantes e assim a possibilidade de aumentar as vendas. Portanto o nosso comércio tem que estar aberto também nos feriados. Acredito na sensibilidade da presidente do sindicato dos trabalhadores para que ela entenda esse momento”, afirma Farid.
A gerente do Shopping Boulevard Garden, Marisa Ferreira, lembra que todos os lojistas fizeram um investimento muito grande e não podem ficar no prejuízo. “A expectativa dos lojistas em torno de datas como o Dia dos Pais é de aumentar as vendas. A impossibilidade de abrir as lojas neste sábado e em outros feriados pode representar prejuízos. Com certeza os clientes vão para outras cidades onde os shoppings ficam abertos e Araxá perde muito com isso”, diz Marisa.
Fonte: Acia
Nenhum comentário:
Postar um comentário