O Dia do Doador Voluntário de Sangue é anualmente comemorado no Brasil em 25 de novembro. A Associação Sangue Bom, a Santa Casa de Araxá, Casa do Caminho, Hospital Dom Bosco e Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemocentro de Uberaba, realizam nesta sexta-feira, 25, a nona campanha de doação de sangue em decorrência da data, a partir das 8h, na ala de fisioterapia do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá). A coleta de sangue em Araxá será no próximo dia 2, também no Uniaraxá, quando serão distribuídas até 120 fichas para os voluntários.
A data homenageia as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue e também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador, além de incentivar a realização das campanhas de doação. O principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância de se doar sangue e medula óssea e, com a campanha, a associação aumenta o estoque de sangue no Hemocentro de Uberaba, o que beneficia toda a região. Com os sangues doados, o hemocentro tem mais condições de realizar transfusões, especialmente nesta época do ano quando existe uma maior dificuldade para encontrar doadores.
Para doar, além de passar pela triagem, é necessário apresentar documento original de identidade com foto, emitido por órgão oficial – Carteira de Identidade, de Trabalho, Profissional, Conselho de Classe ou Certificado de Reservista. Informações com Haissa Pâmela de Oliveira, pelo telefone (34) 9 88364276.
Requisitos básicos para doar sangue
• Ter e estar com boa saúde; não ter tido hepatite após os 10 anos.
• Ter entre 18 e 64 anos, pesar acima de 50 kg.
• Dormir bem na noite anterior à doação, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
• Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.
• Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
• Não ser usuário de drogas, não apresentar ferimento ainda não cicatrizado e não estar grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal, é necessário aguardar três meses e, após cesárea, seis meses para doação de sangue.
• O doador também não deve ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 12 meses ou ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.
• Não doe sangue em jejum, alimente-se pela manhã e, à tarde, dê um intervalo de três horas após o almoço. O tratamento dentário impede a doação por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso.
• O prazo mínimo entre uma doação de sangue total e outra é de 60 dias para os homens e de 90 dias para mulheres. Para doadores com idades entre 60 e 64 anos, o intervalo é de seis meses.
• Aguardar 30 dias após ter sido vacinado contra gripe suína H1N1.
• Outras condições que também poderão impedir a doação são avaliadas na triagem. Haverá uma entrevista com um médico que fará algumas perguntas de caráter pessoal e íntimo e as informações prestadas pelo doador serão mantidas em rigoroso sigilo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário