O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, autorizou nesta segunda-feira (21) a construção da Vila do Artesanato de Araxá, no Alto Paranaíba. Ele recebeu lideranças da cidade na capital e falou da importância do empreendimento para a região. "A Vila é um sonho antigo que vai se tornar real. Cada região do estado tem coisas simbólicas importantes e o artesanato é uma riqueza e em Araxá especialmente. Valorizar isso é fundamental”, disse Pimentel.
Em 2015, o G1 publicou uma reportagem em que dizia que a construção da Vila do Artesanato na Estância Hidromineral do Barreiro deveria demorar mais do que os artesãos esperavam e que o motivo era o adiamento da licitação Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) para a contratação da empresa responsável pelas obras, que havia sido aberta em 2014.
Na época, mais de 40 profissionais trabalhavam na área externa do Barreiro. "Houve planejamento. Foi feita até comemoração do antigo governador. Era a promessa segura e certa de que teríamos a nossa vila", disse a artesã Doralice Rita. Outra artesã, Nilva das Graças Afonso, lamentou o ocorrido. "Esperávamos e isso foi extraviado. Não sei como, mas foi", disse. O projeto da Vila do Artesanato foi apresentado em março de 2014 pelo então governador, Antonio Anastasia.
Apesar da informação da construção da obra, o governo de Minas não informou na divulgação para a imprensa a previsão de início e de fim.No evento desta segunda-feira, o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, ressaltou que a construção da Vila do Artesanato é uma demanda muito antiga no município. “O objetivo é revigorar o artesanato na região, dando uma atração adicional ao Parque do Barreiro, que recebe turistas de diversas regiões. Por meio do artesanato, o turista terá contato com o micro e pequeno empresário. É uma iniciativa que reflete a decisão da Codemig, que veio do governador Fernando Pimentel, de valorizar todos os territórios mineiros”, disse.
Projeto
O empreendimento será realizado pela Codemig e, segundo o governo, irá contribuir para a valorização e preservação das diversas manifestações culturais locais, oferecendo ao artesão de Araxá e região um espaço de promoção do ofício. O local irá reunir artesãos de diversas especialidades regionais, como tecelagem, escultura, bordados e alimentos, facilitando o escoamento da produção.
Fonte: G1 Fotos: 1º FotoTV integração / 2º Foto:Manoel Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário