.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Usuários do Bolsa Família podem perder o benefício em Araxá

Mais de um milhão de beneficiados do Bolsa Família estão irregulares no Brasil, segundo dados do governo federal. Das cerca de três mil famílias atendidas pelo programa em Araxá, 20% podem ser cortadas do programa. Elas estão em uma lista de inconsistência do Governo Federal.

A assistente social Stela Teixeira diz que a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social recebeu uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para verificar casos de possíveis irregularidades.
As informações que foram declaradas no Cadastro Único no momento da entrevista eram inconsistentes em relação àquelas declaradas em outros órgãos do governo federal, como o Instituto Nacional de Seguro Social e o Ministério do Trabalho e Emprego. Veio para nós a relação dessas famílias, para que fizéssemos visitas domiciliares obrigatórias. Foram visitadas 71 famílias e em todas elas os cadastros foram revisados. Em algumas delas, os benefícios foram bloqueados porque elas já não estavam mais no perfil de Bolsa Família".
A diarista Zelândia Natalina Ferreira procurou fazer o recadastramento do benefício. Ela acompanhou atentamente as perguntas feitas pela funcionária e fez questão de seguir as exigências para não perder o benefício. "Procurei pra fazer o recadastramento, porque tem muita gente que corta e até recebe a mensagem. Depois que corta, eles reclamam, mas é porque não procuram".
A recomendação é de que as famílias assumam o compromisso de atualizar o cadastro sempre que houver discrepância nas informações. "Eles têm um período para obedecer a esses critérios. Então, a partir do momento em que está desatualizado, ocorre o bloqueio. Tem um período de carência de seis meses. Se não aparecer nesse prazo, vai para um período de cancelamento. Ao final, a exclusão do sistema", disse Edna Resende Campos, gestora do programa.
Fonte: G1

Nenhum comentário: