O Prefeito de Araxá, Aracely de Paula, anunciou nesta sexta-feira, 28, acordo firmado pela Administração Municipal com a direção dos Diários Associados (Estado de Minas Gerais) para aquisição do prédio do Museu Dona Beja. Com o repasse do imóvel para a Prefeitura, torna-se possível a restauração do Museu, através de recursos da Lei Rouanet.
No início da semana, a diretoria manifestou interesse em vender o imóvel, através de ofício enviado pela advogada do grupo Dra Margareth Alvarenga, à presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto, AnetteAkel.
“Esta notícia fala muito ao sentimento de todos os araxaenses. A aquisição deste imóvel é a pedra angular da nossa história e a realização de um de muitos anos, que é tornar o Museu Dona um patrimônio cultural dos araxaenses”, afirma o prefeito.
O Prefeito revela que a negociação ainda passará pelo crivo da Câmara Municipal, mas acredita que o interesse no resgate do ícone da história de Araxá é comum a todos que valorizam e querem preservar a nossa memória histórica.
Segundo o prefeito, após a aprovação da Câmara e o acerto com os Diários Associados, o Museu Dona Beja, um dos principais pontos turísticos da cidade, passa a ter o direito de ser beneficiado com recursos do Governo Federal, antes impossível porque pertencia à iniciativa privada.
“O Museu Dona Beja, um guardião da história Araxá, fechado desde fevereiro de 2014, com esta decisão, retomará sua importância como patrimônio cultural e turístico da cidade”, destaca o prefeito Aracely de Paula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário