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sexta-feira, 19 de maio de 2017

Vereador Hudson Fiuza critica o fato de ambulâncias, caminhões e ônibus estar parados em pátio da Prefeitura por falta de manutenção

Seis ambulâncias, quatro caminhões de lixo e dois ônibus escolares que pertencem à Prefeitura de Araxá, estão parados em um pátio por falta de manutenção. A situação foi criticada na Câmara nesta terça-feira (16), pelo vereador Hudson Fiuza (PSL). De acordo com o Executivo, os veículos precisam de vários tipos de reparos e têm faltado recursos para o serviço.


A cidade conta com 13 ambulâncias, mas uma delas, que costumava ser usada no transporte de pacientes em situações graves, se envolveu em um acidente e está parada há mais de cinco meses. Faltam peças para fazer o conserto e a demora causada pelas licitações agrava o problema. Com isso, muitos pacientes precisam viajar até Uberaba para consultar e fazer exames médicos.

O vereador Hudson Fiúza sugeriu o desenvolvimento de um sistema que permita alugar ambulâncias em cidades vizinhas. Segundo ele, isso permitiria o atendimento mesmo quando os veículos da frota municipal estiverem estragados.


O secretário municipal de Saúde, Alonso Garcia de Rezende, afirma ter apenas sete das 11 ambulâncias funcionando, o que dificulta o atendimento à população, mas o serviço não deixa de ser prestado.
"Fica um pouco apertado. Duas delas são usadas no atendimento interno na cidade. Outros cinco ficam para transportar para outros municípios. Temos algumas alternativas que evitam a falta de atendimento. Sem assistência não ficam. Os veículos que estão na ativa passam a circular mais e os profissionais também trabalham um pouco mais".

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marco Antônio Rios, disse que é preciso avaliar as condições da ambulância que era usada para transportar pacientes graves. Acrescentou que as outras ambulâncias deverão ser reparadas em até 30 dias.
"No início do ano normalmente você tem restos a pagar. Fazer um acerto contábil. Até deslanchar para os efeitos de compras e de licitação às vezes demora de 30 a 40 dias. Então, normalmente o procedimento de compra e de licitação desse serviço, compra de materiais ou peças, sempre é mais complicado no início do ano. Mas a partir de fevereiro ou março já há uma certa regularidade do sistema de compras".

Ainda segundo o secretário, os dois ônibus que também estão parados no pátio deverão voltar a circular na próxima semana. Já sobre os caminhões de lixo, deverá ser feita uma licitação dentro de 15 dias.

Fonte: G1 - Fotos (Tv/Integração)






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