quarta-feira, 6 de setembro de 2017

‘Setembro Amarelo’ divulga ações de prevenção ao suicídio em Araxá

Programação oferece panfletagem, caminhada e palestras nos CAPs, unidades básicas de saúde, CTA, entre outros.

A quebra de tabus envolvendo o suicídio é pauta reforçada durante o Setembro Amarelo em Araxá. Com o tema “Escutar é salvar vidas”, o setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde elaborou programação de atividades para a conscientização da população araxaense.

O cronograma inclui, durante todo o mês, palestras nas salas de espera de da Unileste, Uninorte, Unisul e Unisa, Estratégia de Saúde da Família (ESF), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) II Maria Pirola e Álcool e Drogas (AD), Pronto Atendimento Municipal (PAM), e outros.
Em 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Para a data, haverá panfletagem e balões amarelos na porta da Igreja Matriz, das 8 às 10h. No dia 16, está programada às 8h a concentração na praça Governador Valadares. Ás 9h30 o grupo realizará caminhada seguindo pela rua Olegário Maciel até o Calçadão, onde serão distribuídos panfletos, laços e balões amarelos.

Panorama Municipal

Dados estatísticos de notificações realizados pela Secretaria Municipal de Saúde apontam que, em 2016, teve 42 tentativas e oito suicídios consumados. De janeiro a junho de 2017 foram seis suicídios e 30 tentativas.

Para esclarecimentos e tratamento de quadros clínicos que podem incitar ao suicídio, o serviço de saúde mental oferece atendimento aos usuários portadores de sofrimento mental por demanda espontânea e/ou por encaminhamentos nas quatro unidades básicas de saúde; nos CAPs Maria Pirola e AD (álcool e outras drogas); e PAM, nos casos de urgências.

Nenhum comentário:

.

 

clicRBS

Últimas notícias

Carregando...