.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Primeira Noite de Desfiles das Escolas de Samba de Araxá

O Carnaval Araxá 2016 começou na Avenida Getúlio Vargas neste sábado, 6 de fevereiro, com o desfile das escolas de samba. Recapeada e com iluminação a LED, a Passarela do Samba recepcionou foliões de Araxá e região que assistiram a quatro agremiações carnavalescas que retrataram temas importantes do cotidiano.

O carnaval contou com reforço muito importante na segurança por meio da instalação das câmeras de monitoramento ao longo da avenida. A equipe da Administração Municipal marcou presença na Avenida do Samba e conferiu o trabalho realizado pelas escolas nos meses que antecederam a realização da festa popular.

 Desfilaram nesta ordem, Império São Geraldo, Unidos do Morro, Acadêmicos do Santo Antônio e Unidos de São Pedro. Antes do desfile, uma novidade na Avenida do Samba decorada especialmente pela equipe da Secretaria Especial de Turismo e Eventos.

Bloco da Comunidade

O carnaval de rua em Araxá foi aberto pela passagem do Bloco da Comunidade criado e produzido por cidadãos que são adeptos a folia, entre eles, a assessora de Esportes Especializados Jane Porfírio, com muita alegria e animação, mesmo debaixo de chuva.

A bateria acompanhou o bloco, acompanhado pelas presenças da rainha do carnaval Maria Anália e pelo Rei Momo Eron Reis, conhecido como Buda.

Uma grande queima de fogos coloriu os céus de Araxá e esquentou os tamborins para o início do desfile das escolas de samba. O show pirotécnico também foi usado para anunciar a entrada de cada agremiação.

Império São Geraldo

A primeira escola de samba a ser anunciada na Avenida do Samba foi a Império São Geraldo que desfilou na chuva, mas não decepcionou. Ela apresentou como tema “Água, fonte eterna da vida” e abriu a noite de desfiles.

Com 120 componentes, a escola retratou principalmente a importância de preservar um dos bens mais preciosos da terra, a água, e, como dizia o enredo, levou “chuva de alegria” para a Avenida do Samba, por meio de fantasias luxuosos e carros alegóricos produzidos principalmente pela dedicação da comunidade do bairro São Geraldo. Duas crianças também estiveram presentes como Mestre-Sala e Porta-Bandeira durante o desfile.

Nascente Unidos do Morro

O Setor Norte também teve o seu representante na folia araxaense. A segunda escola de samba a desfilar foi a Nascente Unidos do Morro. O desfile foi uma homenagem prestada ao presidente João Pia, que não pode participar do carnaval. O tema proposto pela escola foi “Tem Sertanejo no Samba – Emílio e Eduardo – 30 anos de sucesso – Nascidos para cantar e também para sambar”.

Com a participação de 230 componentes, a escola passou pela Avenida do Samba e apresentou uma comissão de frente formada por cowboys que representaram o sertanejo e, no último carro alegórico trouxe a dupla Emílio e Eduardo.

Acadêmicos do Santo Antônio

Terceira escola de samba a desfilar na noite de sábado, a Acadêmicos do Santo Antônio embalou a torcida e propôs um tema que retratou a beleza e reforçou a importância de preservá-la. Durante o samba-enredo, foi retratado com comissão de frente, fantasias e carros alegóricos as riquezas naturais do Brasil, as mais belas do mundo.

Com mais de 200 componentes pertencentes principalmente a comunidade, a escola apresentou, por exemplo, o verde das matas e da Amazônia, e destacou o valor da fauna brasileira. Ao final do desfile, a alegria da escola contagiou até crianças que estavam sambando na Av. Getúlio Vargas e arrancou aplausos de todos.

Unidos de São Pedro

Para fechar a noite de desfiles do Carnaval Araxá 2016, a Unidos de São Pedro não deixou a animação cair na Avenida do Samba. O enredo tinha como tema “Festa na Aldeia Brasil, vim, gostei e fiquei” e, logo no início do seu desfile, trouxe a comissão de frente coreografada e retratada por “Tupi-guaranis”.

A escola levou também na Avenida do Samba uma novidade, Mestre-Sala e Porta-Bandeira mirins, mostrou que a criançada tem espaço garantido na folia. A Unidos de São Pedro contou com a presença de um americano que expôs com orgulho a bandeira do seu país de origem na Av. Getúlio Vargas.


No domingo, 7, as escolas de samba voltaram a desfilar na Estância Hidromineral do Barreiro e retornam à Passarela do Samba nesta segunda-feira, 8, a partir das 20 horas. Shows musicais também ocorrem na Av. Getúlio Vargas no mesmo dia e na terça-feira, 9. A apuração do desfile para conhecer a grande campeã do carnaval será na quarta-feira, 10, às 8 horas, na Avenida do Samba.










Nenhum comentário: