.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Trabalhadores são intoxicados com amônia em acidente na Vale Fertilizantes

Um vazamento em uma tubulação de gás amônia deixou nove funcionários intoxicados na empresa Vale Fertilizantes, em Araxá, na tarde desta quarta-feira (17). Segundo o Corpo de Bombeiros, os intoxicados foram atendidos pelo serviço hospitalar da empresa e encaminhados para hospitais com dificuldades respiratórias.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nenhuma das vítimas corre risco de morte.
Em nota, a assessoria da Vale Fertilizantes informou que houve um problema em uma válvula controladora, o que resultou na liberação de amônia. A empresa informou também que a emergência foi controlada em uma hora e garantiu que oferece assistência aos trabalhadores.
Confira a nota encaminhada pela empresa
Durante uma operação de partida em uma das unidades industriais do Complexo Mineroquímico de Araxá da Vale Fertilizantes, por volta de 12h de hoje (17), houve um problema na válvula controladora que resultou na liberação limitada de gás NH3 (amônia).

Seguindo as diretrizes de segurança da empresa, o alarme foi acionado e houve a evacuação imediata da unidade atingida pelo gás. Todas as pessoas que estavam na área foram direcionadas para lugares seguros dentro do complexo (conhecidos como pontos de apoio).

A emergência foi completamente controlada por volta das 13h. A comunidade próxima não foi afetada.

Nove pessoas, incluindo um empregado da Vale Fertilizantes e oito de empresas prestadoras de serviços, se sentiram mal e foram atendidos prontamente. Na sequência foram encaminhados aos serviços de saúde da cidade, onde permanecem em observação. A empresa está acompanhando e dando toda assistência a essas pessoas.

A Vale Fertilizantes realiza treinamentos e simulados de emergência durante o ano, orientando seus empregados próprios e de empresas parceiras a agirem corretamente em caso de um imprevisto.

A empresa está apurando e detalhando as causas do incidente.

Nenhum comentário: