.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Pezão comunica que não fará ponto de apoio aos romeiros este ano

O trabalho de assistência aos romeiros de Nossa Senhora da Cabeça e da Abadia prestado pelo vereador José Gaspar Ferreira de Castro (Pezão) há 27 anos ininterruptos não acontecerá este ano em função da legislação eleitoral. Ele informa que não haverá qualquer atendimento no ponto de apoio criado na sua propriedade rural situada entre Araxá e Perdizes, depois do córrego do Angu, subindo a Pedra Grande. Durante esses anos, o local tornou-se o tradicional ponto de parada dos romeiros que podiam descansar, cuidar dos pés feridos, alimentar-se e inclusive pousar antes de prosseguirem a caminhada.


A movimentação dos romeiros começa a partir da segunda quinzena de julho em direção aos santuários de Nossa Senhora da Cabeça, em Perdizes, e de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria. “Nesse final de julho com início de agosto, o povo vai muito a pé para louvar Nossa Senhora da Cabeça e depois na sequência para Nossa Senhora da Abadia, onde a festa é dia 15 de agosto e, até o dia 12, vai muita gente a pé. Então, emendamos as festas de Nossa Senhora da Cabeça que é o último domingo de julho com a da Nossa Senhora da Abadia”, explica. Pezão diz que durante todos esses anos, sendo ou não vereador ou candidato, sempre prestou o atendimento aos romeiros, o que inclusive lhe rendeu o apelido por cuidar dos pés de quem caminha para os santuários, porém este ano não só está impedido de estar lá pessoalmente, como também de terceirizar esse trabalho.  “Infelizmente, por causa da lei eleitoral que surgiu agora, porque tem 27 anos que eu faço esse apoio. A multa é de R$ 125 mil, não dou conta de pagar e não vou contra a lei, por isto, não vou poder estar lá para atender todos esses romeiros”, esclarece.

Segundo ele, anualmente cerca de 4 mil pessoas passam pelo ponto de apoio dele e não sabe informar onde poderão parar este ano. “Esse ponto está lá, mas não posso colocar ninguém porque está no meu nome. Este ano, não vou poder nem colocar um terceiro lá porque é eleitoral. Só a partir do ano que vem que eu vou fazer esse apoio de novo”, ressalta.

Fonte: Clarim

Nenhum comentário: