O dançarino araxaense Tharley Cândido passou na seletiva brasileira realizada em São Paulo (SP) para participação num dos maiores festivais internacionais de dança do mundo realizado em Berlim, na Alemanha, o Tanzolymp. Ele conta que a experiência vivida na Cia. de Dança do Uniaraxá como instrutor de dança adaptada e hip-hop kids foi muito importante na sua vida particular e profissional. Tharley agora está prestes a realizar um sonho, além de ser selecionado, conseguiu a isenção da taxa de inscrição para participar do Tanzolymp, mas está divulgando o seu trabalho em busca de patrocínio para custear as passagens e a hospedagem em Berlim.
Ele explica que o Tanzolymp Brasil é a única etapa seletiva oficial para o Festival Internacional de Dança de Berlim que acontece anualmente na capital alemã, em fevereiro, com a presença de 1 mil participantes de cerca de 40 países. “A cada ano, o Tanzolymp é uma grande referência no mundo da dança. No festival que tem como lema ‘A dança é uma língua global’, jovens bailarinos têm a oportunidade de concorrer a prêmios especiais e também a bolsas de estudo em algumas das melhores escolas de dança do mundo”, destaca Tharley. Ele conta que em novembro de 2013 mudou-se para Curitiba, capital do Paraná, onde participa como aluno da Escola de Dança do Teatro Guaíra (EDTG) e da Cia. Jovem EDTG. Tharley já atua em principais papéis de espetáculos reproduzidos por grandes coreógrafos de Curitiba. Ele foi escalado como bailarino principal do espetáculo de final de ano da EDTG, com o tema a “Bela e a Fera”. Na Cia. Jovem do Teatro Guaíra já trabalhou com importantes coreógrafos e a representou em festivais nacionais. Ele ganhou destaque como o melhor bailarino do Festival de Dança Mery Rosa, em Itajaí (SC).
Recentemente, Tharley também foi selecionado através de vídeo para participar do Prêmio Desterro – 7° Festival de Dança de Florianópolis (SC), que acontece de 30 de agosto a 4 de setembro próximo, no Centro Integrado de Cultura (CIC), atingindo novos recordes em quantidade de bailarinos, coreógrafos, grupos e coreografias. No Teatro Ademir Rosa, 1.318 artistas de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo concorrerão ao prêmio com 264 trabalhos criados por mais de 180 autores, dentre eles, o dançarino araxaense. “O sonho ainda continua de mostrar o meu talento nas companhias de dança no exterior, levando o nome de Araxá. Para ir mais além, preciso de ajuda e patrocínio para apresentar o meu trabalho lá fora”, ressalta.
O festival - O Festival Internacional de Dança Tanzolymp conta com o apoio oficial da Prefeitura de Berlim e com a presença de alguns dos mais importantes nomes da dança. Em agosto de 2013, André Malosá e Caio Ekman foram convidados por Oleksi Bessmertni, fundador e diretor do Tanzolymp Berlin, para organizar no Brasil as etapas seletivas para o festival. O projeto conjunto foi um sucesso e as duas edições do Tanzolymp Brasil realizadas em 2014 e 2015 contaram com a participação de 400 jovens bailarinos brasileiros, de cerca de 40 cidades. A seletiva de 2016 foi realizada com o mesmo sucesso, em São Paulo, agora em agosto.
Fonte: Clarin
Nenhum comentário:
Postar um comentário