.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Prefeitura alerta sobre irregularidades em sorteio de casas em Araxá

O sorteio de 500 casas do programa "Minha casa, Minha vida", realizado na última semana em Araxá, contou com a inscrição de mais de 2.600 famílias interessadas em receber as moradias do habitacional Pão de Açúcar 4.

Mas após a divulgação da lista, surgiram algumas denúncias de irregularidades. De acordo com o assessor de Habitação Virgílio José Silva Júnior, a maioria delas é sobre omissão de cônjuge.
“O maior teor das reclamações é de mulheres que omitem o conjugue. Na inscrição é pedida a certidão atualizada de nascimento, onde muitas pessoas apresentam não serem casadas, no entanto, as mulheres têm maridos e omitem esses dados para não ultrapassar a renda permitida que é R$ 1.600 reais. Nessa situação nós temos 200 pessoas", contou o assessor. Agora, será feita uma investigação caso a caso em que cada família será chamada ou que o endereço será checado.
Após o sorteio, o site da Prefeitura de Araxá, que disponibilizou um canal de denúncias junto à lista de selecionados, recebeu em menos de 48 horas mais de 690 reclamações. Virgílio José informou que a decisão de incluir a ferramenta foi para envolver a comunidade na tarefa de tornar mais justo e transparente os processos de entrega de imóveis.

E caso seja constatada a irregularidade, a pessoa perderá o direito à casa e outra será beneficiada seguindo a ordem de chamada. O assessor alertou que denúncias podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Araxá e também na Secretaria, que fica na Avenida Ananias Teixeira, nº10, no Bairro Santa Rita.

Em Araxá foram sorteadas 650 famílias, sendo que 150 delas estão na lista de espera. A previsão de entrega das casas do Pão de Açúcar 4 é até dezembro.


Seleção
Para participar do processo de seleção, os candidatos devem estar de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades, entre eles, não ter imóveis próprios, não ter sido contemplado com subsídio ou financiamento habitacional e se encaixar na faixa I do programa, com renda de até R$ 1,6 mil. Os grupos prioritários são mães solteiras, idosos acima de 60 anos e deficientes.

Fonte: G1

Nenhum comentário: